top of page

Conheça 4 recomendações para medir sua pressão em casa da maneira correta

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Você deve estar se perguntando: por que ensinar a medir a pressão arterial? Afinal, não é só colocar o aparelho no braço e apertar o botão? Parece simples, mas existe um passo a passo, e é isso que vou trazer nesse artigo.


Hoje, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, assim como as sociedades internacionais, determinam valores específicos de pressão arterial que já permitem dar o diagnóstico de hipertensão arterial, para quem mede na própria casa.


Isso mesmo que acabou de ler. Você pode saber se tem ou não hipertensão com uma simples medida domiciliar. Por isso, devem ser seguidas recomendações para que você faça isso sozinho(a) e da maneira correta.


Seguem as 4 (quatro) recomendações:


1. Você deve estar em um ambiente calmo e silencioso. A medição só pode ser feita depois de 5 minutos de descanso;

2. Você deve estar com a bexiga vazia;

3. Não são permitidos: cafeína, alimentos, uso do cigarro ou exercício físico nos últimos 30 minutos;

4. Você deve medir a pressão sentado(a). O braço deve estar apoiado na mesa e na altura do coração, as costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira, as pernas devem permanecer descruzadas e os pés apoiados no chão.

Além do que expus acima, lembre-se: é permitido o uso de aparelho de pressão digital (ou automático), facilmente comercializado em farmácias. Porém, é necessário verificar se o aparelho é certificado. Por isso, quando adquirir o seu, confira se tem o símbolo do Inmetro (abaixo).

Oriento que você meça sua pressão durante 7 dias seguidos, sempre 2 vezes: pela manhã e à noite. Caso faça uso de algum medicamento, essa medição deve ser feita antes de tomar seus comprimidos.


Para cada período (manhã e noite), você vai medir duas vezes. Após a primeira medição, aguarde 1 minuto para fazer a segunda. Anote os valores diariamente e, após os 7 dias, agende uma visita ao seu médico.


Segundo a última diretriz brasileira, para você ser diagnosticado(a) com hipertensão através das medidas domiciliares, a média dos valores deve ser maior que 130 (para a pressão sistólica) e/ou 80 (para a pressão diastólica). Popularmente, falamos em 13 por 8.


Na foto abaixo, te mostro um exemplo de como identificar a pressão sistólica, diastólica e pulso no seu aparelho.

Note que a imagem acima é de um aparelho digital de braço, que é o recomendado. Não estimulamos o uso do aparelho de punho, mas, caso seja o seu, preferem-se aqueles validados, com sensor de altura e movimento.


Pegue seu aparelho agora e identifique os três pontos abaixo:

  1. O valor da pressão sistólica (ou máxima) deve vir próximo a: “S”, “SIS”, “SYS” ou “MAX”;

  2. O valor da pressão diastólica (ou mínima) deve vir próximo a: “D”, “DIA” ou “MIN”;

  3. O valor do pulso deve vir próximo a: "PUL", "PULSE" ou "PULSO".

Depois de ter explicado como medir corretamente sua pressão e identificá-la em seu aparelho, vou te entregar um presente. Aliás, um presentão! Clique abaixo e baixe esse modelo que eu adaptei da recomendação das sociedades internacionais. Imprima, anote sua pressão durante uma semana e, ao final, entregue ao seu médico.

Por fim, preciso te devolver uma pergunta: sabe por que eu bato tanto na tecla da hipertensão?


Guarde bem o que vou te falar agora. Certamente é algo que pode mudar sua vida.


Bem, ter pressão alta é o PRINCIPAL fator de risco modificável para um AVC. Dessa maneira, se você diagnostica e trata essa doença de maneira precoce, suas chances de ter uma doença mais grave, como AVC, diminuem substancialmente.


Espero tê-lo(a) ajudado. Até mais!


Referências:

  1. Arq Bras Cardiol. 2021;116(3):516-658. doi: 10.36660/abc.20201238.

  2. Hypertension. 2020;75(6):1334-1357. doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.120.15026.

  3. J Hypertens. 2021;39(7):1293-1302. doi: 10.1097/HJH.0000000000002843.

4.756 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page