top of page

Como começar 2023 da maneira certa; aprenda em 10 passos fáceis e práticos


Nenhum período do ano conspira tanto para projetarmos nossas metas do que os dias atuais. Acabamos de deixar 2022 para trás e se iniciam 365 novos dias para aprender, amadurecer e crescer.


Mas me conta uma coisa: você já estabeleceu suas metas de saúde para 2023?


Se ainda não fez, vou te dar uma direção de como estabelecer metas claras e capazes de serem alcançadas nesse ano.


Sabe por que eu comecei falando das características que eu acredito serem essenciais em uma meta? Pelo seguinte motivo: metas que não são claras e metas incapazes de serem cumpridas são, simplesmente, uma ilusão. Ilusão que criamos para massagear nosso ego ou acomodar-nos numa ‘zona de conforto’, fazendo-nos grandes campeões em não cumprir promessa alguma.


Vou te dar dois exemplos práticos, direcionados para o campo de conhecimento de meu dia a dia, a saúde.


Meta 1: vou me tornar uma pessoa mais saudável em 2023.

Pergunta 1: essa meta é capaz de ser cumprida? Resposta: Sim!

Pergunta 2: essa meta é clara? Resposta: Não! Ser saudável, para alguém, significa começar um exercício físico; para outra pessoa, pode ser retirar uma tonelada de ‘porcaria’ que está estocada no armário da cozinha; para uma outra, significa tirar um tempo para orar e ser mais presente em casa, junto à sua família.


Meta 2: sou sedentário, mas vou me preparar para correr uma maratona (corrida de 42km) que irá acontecer em 30 dias.

Pergunta 1: essa meta é clara? Resposta: Sim!

Pergunta 2: essa meta é capaz de ser cumprida? Resposta: para 99% da população, não. Para 1%, a linha de chegada pode até ser alcançada, mas com uma chance elevada de lesão ao seu corpo. Veja, você é sedentário, não faz o mínimo de exercício recomendado, e quer chegar bem e preparado para uma corrida de 42km em apenas 1 mês? Complicado, não?

Por isso, vou te propor um caminho com 10 passos para traçar suas metas de saúde para 2023. Vamos lá?


1. Pegue papel e caneta e anote absolutamente tudo


Você deve estar se perguntando: parei tudo, estou aqui lendo esse artigo e o 1º passo é essa bobagem? Então, não é bobagem, e muitos pecam aqui.


Uma pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia mostrou que, se você escrever suas metas e, portanto, visualizá-las como um mapa, um plano escrito, a chance de alcançá-las é 42% maior do que aquele ou aquela que apenas pensou quais seriam e não as colocou no papel.


2. Olhe-se para dentro e pergunte-se: como estava minha saúde até ontem?


Uma meta, para ser atingida, deve resultar, antes de tudo, de um incômodo, de algo que não está bom, ou que até pode estar ‘ok’, mas que tem tudo para ser melhor.


Por isso, responder à pergunta “Como estava minha saúde até ontem?” é essencial.


Se você está com dificuldade de responder à pergunta por achá-la muito abstrata, vou te colocar alguns pontos a serem analisados. Em vez da palavra ‘saúde’, substitua pelos termos ‘alimentação’, ‘exercício físico’, ‘sono’, ‘estresse’, ‘relacionamentos’ e ‘tratamento específico de doenças’.

As perguntas agora são:

  • Como estava minha alimentação (ou nutrição) até ontem?

  • Como estava meu compromisso com o exercício físico até ontem?

  • Como estava meu sono até ontem?

  • Como estava meu nível de estresse até ontem?

  • Como estavam meus relacionamentos (com esposo ou esposa, filhos, pais, amigos e chefe) até ontem?

  • Como estava meu tratamento de (pressão alta, diabetes, etc) até ontem?

Agora, escreva em poucas linhas as respostas para as perguntas acima.


3. Responda: “O que realmente eu quero?”


Se você respondeu às 6 perguntas acima, agora tem um “diagnóstico” de como estava sua saúde até ontem. A partir disso, pergunte-se o que você realmente quer em cada ponto (alimentação, exercício físico, sono, nível de estresse, relacionamentos e tratamento específico de doença).


Respondendo à pergunta “O que realmente eu quero?”, você está a 1 passo de construir sua meta.


Para chegar a uma meta potente para 2023, tenho que te orientar 3 princípios que considero importantes:

  • Metas específicas são melhores do que metas abstratas;

  • Metas grandes são melhores do que metas pequenas;

  • Poucas metas são melhores do que muitas metas.

Expliquei no início deste artigo o porquê de ter metas claras, específicas.


Em relação ao segundo princípio, saiba que o conceito de meta grande e pequena é individual. O que é grande para mim pode ser, para você, algo muito pequeno e fácil de se chegar. Não pegue leve com você mesmo(a): seja ousado(a), seja grandioso(a) em seus objetivos e, ao mesmo tempo, pé no chão na hora de executar.


Por fim, o terceiro refere-se a eleger prioridades na sua vida. Perceba que é muito mais factível esforçar-se em conquistar três metas do que dez. Por isso, lembre-se: foco não é dizer apenas ‘sim’, mas principalmente dizer vários ‘não’ a tudo o que virá depois deste primeiro ‘sim’.


Agora, vá em frente e escreva suas poucas metas de forma bem específica.


Veja alguns exemplos, mas guie-se pelo que é mais importante para sua vida hoje:


4. Determine o ponto de partida


Definidas suas metas de 2023, lembre-se que são decisões consideradas irreversíveis. Esse é o primeiro ‘sim’ que você dirá em todos os 365 dias do ano, a partir de hoje.


Por exemplo, se você define que iniciará atividade física 3x por semana, você precisará determinar que atividade fará, o horário, a vestimenta e local.


Se começará uma nova dieta para perder 30 quilos até o final de 2023, precisará definir sua meta de peso para o final dos meses, os alimentos que serão removidos e os novos que entrarão em sua cozinha, o local que comprará os produtos, e assim sucessivamente.


5. Defina um prazo para cada meta


Existem áreas no nosso cérebro que tomam as decisões de forma racional, assim como as que nos levam a uma gratificação momentânea, mesmo que isso nos custe caro lá na frente.


Quando nossas ações do dia a dia não possuem prazo para acontecer, deixamos que essas áreas que nos levam à gratificação momentânea orquestrem nossa vida. Dessa forma, deixamos de ser atores principais e nos tornamos espectadores de nossa própria existência.


Para que isso não ocorra, determine um prazo para cada meta estabelecida. Afinal, compromisso não é uma palavra, mas sim atitude.


6. Torne sua meta mensurável (possível de se medir)


Para que você consiga acompanhar a execução de todas as ações que o(a) levarão a chagar em determinada meta, defina formas de mensurá-las.


Por exemplo, se for relacionado ao exercício físico, determine quais e quantos dias fará ao longo da semana. Já se houver relação com nutrição, defina, por exemplo, quantas refeições fará por dia ou quantos quilos perderá/ganhará ao final de um mês. Se envolver o controle do estresse, estabeleça quantas horas fará de meditação ou de terapia.


7. Identifique os obstáculos no caminho e construa formas de desviar-se deles


Nada é fácil nesta vida, sobretudo quando falamos de saúde. As TVs e celulares são

ótimos companheiros do sedentarismo; os fast-foods para a alimentação desbalanceada; o celular e o café para o sono perturbador.


Por isso, eleja quais os principais obstáculos que impedirão de atingir sua meta e defina duas ou três formas de desviar-se deles.


Vou te dar um exemplo prático. Para se chegar a uma dieta balanceada, dois obstáculos podem ser: 1. dificuldade de alimentar-se bem no trabalho, e 2. necessidade de recorrer a aplicativo em celular para pedir refeições, que são, em maioria, ricas em gordura e sal.


Os caminhos para contornar essas dificuldades podem ser, respectivamente: 1. levar para o trabalho refeições (lanche e almoço) balanceadas e quase prontas para o consumo, e 2. preparar as refeições da semana em apenas um dia e acondicioná-las em lugar apropriado, para evitar de não ter alimentação pronta e pedir pelo celular.


Nesse momento, pense bem...em nossa vida, vários momentos e pessoas aparecem para por uma ‘pá de cal’ em nossas metas. Saiba contorná-los.


8. Busque cumplicidade em suas metas; una-se às pessoas capazes de te ajudar


“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” Esse provérbio define o o passo 8.


Quando você envolve outras pessoas no dia a dia em prol da conquista de sua meta, suas chances de obter êxito são maiores.


Mas compreenda, quando eu falo “busque cumplicidade...”, não estou falando de “barganhe suas metas...”. Barganhar significa burlar, tentar reduzir o peso da meta.


Buscar cumplicidade significa envolver outra pessoa nas conquistas de seus objetivos para 2023 e ajudá-la também em suas próprias ambições.


Lembre-se: antes de ser interesseiro (buscar ajuda), seja interessado (torne-se apoio para o outro).


Mas veja bem, eu não te orientei a buscar qualquer pessoa; antes de tudo, ela precisa ser capaz de te ajudar. Pessoas próximas são mais propensas a nos ajudar, mas isso não é uma regra. Se possível, busque alguém que tenha passado por uma experiência igual ou próxima à da meta que você pretende atingir.


9. Visualize e revisite as suas metas


Existem metas que podem ser executadas rapidamente, com prazo para o fim de um mês, mas existem aquelas que são permanentes, mais difíceis, que podem durar alguns meses ou anos até atingí-las.


Por isso, reveja sempre seu plano. Reveja se o caminho foi bem determinado, se a mensuração está sendo cumprida, se existem novos obstáculos que não haviam no início do ano, mas surgiram no meio do caminho.


Nossa vida está em constante movimento e isso pode nos tornar mais distantes de nossas metas.


Quando ela está escrita (voltando ao passo 1) e facilmente exposta para ser revista, maiores as chances de corrigirmos as velas e levarmos nossa embarcação rumo à terra prometida.


E, finalmente...


10. Entre em ação e não desista


Como falei acima, compromisso não é uma palavra, mas sim atitude. Não espere um ano novo, mantendo as mesmas atitudes que te levaram até aqui.


Antes de começar, lembre-se: esse processo precisa ser prazeroso. Curta esse momento de agora e, sobretudo, cada pequeno resultado diário/semanal/mensal, pois é isso que te deixará vivo(a) para a conquista de seus objetivos.


Compreenda que não se trata de uma maratona a ser corrida em 30 dias (voltando ao início deste artigo), mas várias corridas que começam no primeiro quilômetro, passando para o segundo, terceiro e assim sucessivamente.

Espero ter contribuído com seu sucesso para 2023. O que você achou desse artigo? Já construiu suas metas de saúde ou fará agora, com essa metodologia deixada por mim? Deixe aqui embaixo, nos comentários.


Feliz Ano Novo, que você seja exitoso(a) e merecedor(a) de grandes conquistas.

1.309 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page